Aprovad já foi. Só falta ser aplicada com rigor.

Câmara aprova pena mais rigorosa para racha no trânsito

Nos casos de morte provocada por racha, a pena para o condutor do veículo será de cinco a dez anos; o Código de Trânsito Brasileiro estabelece atualmente prisão de até dois anos, que pode ser convertida em penas alternativas

Iolando Lourenço*


Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou ontem (24) projeto que aumenta as penas para quem fizer rachas, ultrapassagens perigosas ou forçar ultrapassagens no trânsito. A proposta também transforma as penas de detenção em reclusão (prisão), aumenta essas penas e equipara as multas nos casos de racha e ultrapassagem perigosa às cobradas em razão da lei seca. A matéria segue para análise do Senado.

O autor do projeto, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), disse que é a primeira vez que se incluiu no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a pena de prisão para motoristas infratores. “Pela primeira vez, o código de trânsito recebe a pena de prisão por homicídio. Atualmente, o código só prevê pena de reclusão, que muitas vezes é convertida em cesta básica. A gente traz para o código que no trânsito também se comete assassinatos”, disse o parlamentar.

Segundo o texto, o motorista que for flagrado em ultrapassagem perigosa pagará multa, nos valores de hoje, de R$ 957,70, e os que forem pegos em racha e ultrapassagem forçada pagarão multa de R$ 1.915,00. As punições para os infratores foram, em muitos casos, aumentadas.

O projeto também estabelece que nos casos de morte provocada por racha, a pena para o condutor do veículo será de cinco a dez anos, se o condutor provocar, na mesma circunstância, lesão corporal grave a pena será de três a seis anos de reclusão. O CTB estabelece atualmente prisão até dois anos, que podem ser convertidas em penas alternativas.

O texto aprovado pelos deputados muda nove artigos do atual Código de Trânsito Brasileiro. Todos visam a tornarmais rigorosa as penas para infrações de trânsito, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo. O projeto também estabelece que no caso da reincidência da infração no período de 12 meses a multa será aplicada em dobro.

Ainda de acordo com o texto aprovado, no caso de competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia e manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito, as penalidade são aplicáveis aos promotores e aos condutores participantes do evento.

*Colaborou Ivan Richard

 

Notícias

Hoje é dia da infância!!

Nossas crianças são o futuro do Brasil. Devem ser tratadas com muito amor e carinho sim, porém, nunca deixe de exercer a sua autoridade sobre eles. seja amigo, conselheiro, mas cuidado......seja você a boa referências dos pequeninos!!!  
Ler mais

Luto.

Nesse momento difícil presto minha homenagem a Eduardo Campos, pois independente de política o que se perdeu foram, além dele, pais de família e brasileiros honrados. À família e amigos de Eduardo Campos meus mais sinceros sentimento de luto pela morte do companheiro Eduardo Campos. Alessandro...
Ler mais

Vem aí a: Virada Sustentável!

Serão quatro dias de atividades gratuitas sobre os temas da sustentabilidade em parques, instituições culturais, praças e outros espaços públicos da cidade de São Paulo.  Evento que acontecerá de 27 a 31 de agosto com programação gratuita e diversificada contará com Feira de Trocas...
Ler mais

Pesquisa mostra falha na sinalização em 13 capitais brasileiras

A falta de sinalização adequada é uma preocupação no Brasil inteiro. A sinalização para quem circula de bicicleta em São Paulo recebeu uma avaliação bem ruim na pesquisa: ficou com média de 3,1.Pedestres e ciclistas são os mais prejudicados. São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza...
Ler mais

19ª Corrida CORPRE - Centro Histórico

Hoje, no centro de SP, com o amigo e candidato a Deputado Federal, Jose Ferro.Com o amigo e candidato a Deputado Federal também pelo PTB Jose Ferro 1.458.   Muito obrigado pela recepção!
Ler mais

Frase perfeita!!

Com o seu apoio é isso que vamos buscar! Alessandro Ferro para Dep Estadual - 14120
Ler mais

Junte-se a Nós!

Nosso novo site foi lançado hoje.   Convidamos a todos a visitar as outras páginas e conhecer um pouco mais das proposta de Alessandro Ferro. E saiba por que ele precisa de seu voto para continuar e trabalhar mais salvando vidas, pela Segurança, Sustentabilidade e Educação...
Ler mais